WORKSHOP “EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NAS NOVAS METAS CURRICULARES DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO” – 3ª Edição

O Núcleo de Educação e Divulgação de Evolução da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva (NEDE-APBE) organiza a terceira edição de um workshop destinado a professores de Biologia e Ciências da Natureza. Este workshop tem como ponto de partida as novas metas curriculares dos 8º e 9º anos, que abrem agora espaço para um enquadramento evolutivo de temas como a conservação da natureza ou a diversidade humana.

O workshop está organizado em dois módulos: de manhã a ênfase estará nos mecanismos evolutivos e na forma como estes podem ser trabalhados no 8º ano; de tarde explorar-se-á a cor da pele como característica importante para a promoção do conhecimento sobre as implicações da evolução na saúde humana, enquadrando-a nos temas abordados no 9º ano.

 

Módulo I: Mecanismos evolutivos

w1

Evolução é um conceito central da Biologia, sendo fundamental para compreender o meio que nos rodeia e as origens da espécie humana. Mas a teoria evolutiva tem aplicações muito mais vastas no nosso dia-a-dia e nosso bem-estar. Neste workshop serão apresentadas e discutidas algumas das aplicações e implicações da teoria evolutiva no nosso dia-a-dia. Tendo por base as novas metas para o oitavo ano, serão apresentadas ainda nesta formação actividades práticas que visam promover a aprendizagem activa sobre Biologia Evolutiva, explorando situações comuns do nosso quotidiano.

 

Módulo II: Evolução da cor da pele

w2

A cor de pele, por ser uma característica visível e com variação geográfica acentuada, tem sido associada a vários tipos de preconceitos e de discriminação ao longo da História e em diversas sociedades. Assim, este tema é em geral pouco abordado em sala de aula. No entanto, a cor da pele é uma característica que evoluiu sob a influência da selecção natural, tendo importantes implicações na saúde das pessoas que podem e devem ser exploradas em contexto de sala de aula. Durante este workshop será apresentada uma actividade que visa explorar a temática da cor da pele, a sua evolução, consequências para a saúde individual e suas implicações nos cuidados que cada pessoa deve ter no seu dia-a-dia, enquadrada nas novas metas do nono ano.

——————————-

PROGRAMA 

Módulo I

9h45-10h: Recepção dos participantes

10h-11h15: Mecanismos evolutivos: enquadramento nas novas metas curriculares e exemplos de aplicações práticas

11h15-11h45: Pausa para café

11h45-13h: Mecanismos evolutivos: actividades “mão-na-massa”

Módulo II

14h15-14h30: Recepção dos participantes

14h40-15h45: Cor da pele: diversidade, origem,  hereditariedade e evolução

15h45-16h15: Pausa para café

16h15-17h30: Cor da pele: actividades “mão-na-massa”

——————————-

Informações importantes

Local: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Coimbra

Data: 16 de Maio de 2015

Horário: 10h – 13h (Módulo I) e 14h30 – 17h30 (Módulo II)

Preço: 7,5 euros cada módulo; 10 euros os dois módulos

Inclui: refeição ligeira a meio de cada módulo, certificado de participação e documentação

Data limite para a inscrição: 28 de Abril de 2015.

Cada módulo funcionará com um número mínimo de 15 participantes e máximo de 35.

INSCRIÇÕES: http://tinyurl.com/qdcv5tz

Organização e formação: Rita Ponce, CE3C – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Universidade de Lisboa, e Xana Sá Pinto e Rita Campos, CIBIO/InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Laboratório Associado

Esta formação faz parte do programa “Um dia sobre evolução”

wf1wf2