A VIAGEM DE DARWIN E CICLO DE PALESTRAS – 15 DE MAIO

Próximas palestras do ciclo de palestras sobre Evolução no Século XXI,  a decorrer no Templo da Poesia em Oeiras, no âmbito da exposição A Viagem de Darwin

15 de Maio: Haplodiplóides, um sexo muito diferente!

15h30

SARA MAGALHÃES: Mais machos ou mais fêmeas? Eis a questão!

smMulheres e homens estão em igual número na raça humana, mas isso não é verdade para todos os seres vivos. Porquê? Experiências com ácaros herbívoros, uma espécie de micro-aranha, podem ajudar a resolver esta questão.

Sara Magalhães licenciou-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, doutorou-se na Universidade de Amsterdam, e pós-doutorou-se na Universidade de Montpellier, tendo regressado para a casa de partida em 2008. Neste périplo, o denominador comum tem sido o estudo dos ácaros herbívoros, o seu comportamento, ecologia e evolução. Hoje é investigadora auxiliar no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

 

16h00

JOÃO ALPEDRINHA: O estranho mundo dos insetos sociais: cooperação ou conflito?

jaNo seu conjunto, os insectos sociais constituem um dos grupos mais bem sucedidos e prolificos de animais. Definem-se pela divisão de tarefas como manutenção e defesa do ninho, procura de alimento ou cuidados parentais. A vida social, no entanto, apresenta também várias oportunidades para exploração e conflito entre os seus participantes. Aqui vamos analizar alguns exemplos de cooperação e conflito, e as soluções encontradas por selecção natural para a manutenção de sociedades tão complexas como as encontradas em abelhas, vespas e formigas.

João Alpedrinha é um biólogo apaixonado pela diversidade e adaptação dos organismos que nos rodeiam. Doutorou-se pela Universidade de Oxford, onde estudou modelos matemáticos aplicados a conflitos sociais e selecção natural. Entre outros episódios, regressou à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde tudo começou, a trabalhar também com os ácaros da Sara Magalhães.

 

Aqui os cartazes destas e de todas as outras palestras!

NOTA: A última palestra foi antecipada para 29 de Maio