A VIAGEM DE DARWIN E CICLO DE PALESTRAS – 13 de Março

Um pouco mais de informação sobre as próximas palestras do ciclo de palestras sobre Evolução no Século XXI,  a decorrer no Templo da Poesia em Oeiras, no âmbito da exposição A Viagem de Darwin

13 de Março: Evolução e desenvolvimento.

 15h30: Isabel Gordo: Evolução das bactérias no intestino.

IG

“Quando pensamos em bactérias temos tendência a pensar em doenças. As bactérias de que vou falar colonizam-nos quando nascemos e habitam os nossos intestinos enquanto vivemos. Ajudam a extrair energia dos alimentos que comemos, modelam a nossa fisiologia e protegem-nos. Constituem o nosso microbioma. Irei explicar como seguimos a evolução de umas das espécies do microbioma em tempo real e como podemos observar que a seleção natural descrita por Darwin pode acontecer dentro de nós todos os dias”.

Seguida de uma Licenciatura em Fisica, pelo Instituto Superior Técnico, Isabel Gordo doutorou-se em Genética Evolutiva, pela Universidade de Edimburgo em 2002. Hoje é Investigadora Principal no Instituto Gulbenkian de Ciência, onde se dedica a compreender a evolução das bactérias em diferentes ambientes e os processos evolutivos importantes na manutenção de resistência a antibióticos.

 

16h00: Henrique Silveira: Imunidade e doenças infeciosas, o papel da flora intestinal!

HS

“Os vetores de doenças, como os mosquitos que transmitem malária, dengue ou zica, não se limitam a transportar os organismos patogénicos de um ser humano ao seguinte. A interação destes com o vetor é complexa, envolvendo mecanismos de controlo da infeção pelo vetor.  Se conseguirmos manipular o mosquito de modo a que estes eliminem eficazmente os organismos patogénicos, impediremos a transmissão, e consequentemente a doença nos humanos.”

Henrique Silveira é doutorado em Parasitologia pela Imperial College, Londres, Reino Unido, é Professor de Parasitologia Médica no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), Universidade Nova de Lisboa (UNL), onde é Vice-diretor e Coordenador Científico do Centro de I&D: Saúde Global e Medicina Tropical (GHTM). É Pesquisador Visitante na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-HVD), Manaus, Brasil. O grupo de pesquisa que lidera está atualmente centrado na resposta do mosquito à infeção por Plasmodium e como esta pode ser modulada por fatores externos, com o objetivo de obter novas ferramentas para o bloqueio da transmissão da malária.

 

Apareçam!

[Todas as palestras aqui]